--
Angola: Temporada de TT começou em Benguela
07/06/2018 09:30
Sérgio Fonseca com A.I.
Foto: Célio Sousa

A temporada 2018 do Campeonato Angolano de Rali/Raid arrancou na Província de Benguela, com o Rali TT Baía Azul.

Este foi um rali com muitos inscritos mas devido à situação da importação de peças para a manutenção dos veículos, e não só, vários pilotos tiveram dificuldade em marcar presença. Mesmo assim 14 participantes estiveram à partida distribuídos pelas seguintes categorias: 6 classe M, 2 classe Q, 2 classe TT e 4 classe E.

As pistas foram as mesmas utilizadas há dois anos com pequenas variantes, como a travessia do asfalto de passagem do litoral para o interior. O Prólogo foi totalmente novo, como também foi novidade a partida do Largo de África, mesmo no centro de Benguela.

A nível de concorrentes houve várias estreias, tais como Guilherme Araújo, numa Honda CRF 450, Helder Coelho Vuty de Moto4 (Yamaha Raptor 700), Alexandre Lopes com um novo Land Rover 110 com motor a gasolina, ou José Costa, num KartCross com motor Suzuki 600.

Na classe TT, Maló Almeida/João Paulo levaram a Nissan à vitória. Alexandre Lopes/Jorge Lopes (filho e pai) tiveram problemas no Land Rover antes do Prólogo, conseguiram resolvê-los e acabaram por se classificar o que a nível de campeonato é muito importante.

O Troféu Polaris RZR XP 900 by Trevotech só teve um concorrente, Miguel Raposo que acabou por vencer a classe E. João Lota/Nuno Santos e Mário Fontes ambos em Polaris 1000 tiveram problemas mecânicos e terminaram no pódio por esta ordem. José Costa ficou pelo caminho, mas gostou da experiência e prometeu voltar.

Nos Quad, problemas de Miguel Silva (Honda TRX 450) no Prólogo deram por concluído antecipadamente um prometido duelo nesta classe, com o Vuty.

A classe de duas rodas teve uma lista de participantes muito interessante. Ricardo Almeida, venceu o Prólogo, mas logo a seguir a KTM deixou de colaborar. Hugo Carvalho, também em KTM, venceu folgadamente todas as especiais, ao passo que Célio Plácido, com uma KTM EXC 125, deu tudo o que a máquina lhe permitiu e obteve um excelente segundo lugar. Guilherme Araújo ocupou o último lugar do pódio, mas este resultado soube a vitória, pois o piloto só come a andar em pisos de terra há menos de dois meses. Já Rui Meneses (Honda CRF 450) aproveitou esta prova para gozar do prazer de conduzir uma moto em pisos difíceis. Carlos Seixas(Kawasaki KLX 450R) tem o mesmo espírito, mas desta vez um furo não ajudou a terminar o rali.

"Mais uma vez o Grupo Adérito Areias organizou uma prova muito agradável e num espírito onde os trabalhadores fazem uma grande equipa. Felizmente a prova correu sem incidentes e a Fermeraid, o nosso hospital, não teve necessidade de socorrer ninguém", afirmou o organizador da competição angolana, Pedro Cristina, em jeito de conclusão. "Temos que agradecer aos nossos patrocinadores - a Cuca, a Agrinsul e a Azzul Piscinas - e os apoios que vieram da vieram da Naipe, Robert Hudson, Ford e Quatenus. Os controladores da Província do Kwanza Sul estiveram bem e o Tó Saraiva foi mais uma vez responsável por um percurso brilhante."

A Baja TT de Quilengues será a próxima prova a 16 de Junho.
Links Relacionados