--
GP do Canadá - Corrida: Vettel vence e alcança liderança
10/06/2018 21:44
Jorge Girão

Sebastian Vettel venceu o Grande Prémio do Canadá, impondo o seu domínio a Valtteri Bottas e a Max Verstappen, que o acompanharam na subida ao pódio, ascendendo à liderança do Campeonato de Pilotos.

O piloto da Ferrari arrancou da pole-position e manteve a liderança após o desaparecimento das luzes dos semáforos, imprimindo um ritmo alucinante.

Contudo, o alemão voltaria a ter de se aplicar, uma vez que um toque entre Lance Stroll e Brendon Hartley logo na primeira volta obrigou à actuação do Safety-Car, que se manteve em pista até à quinta volta.

No entanto, Vettel conseguiu manter a sua vantagem e voltou a submeter os seus perseguidores a um ritmo infernal. Bottas, que arrancou do segundo posto, nada conseguiu fazer para contrariar o homem da Ferrari e na décima passagem pela linha de meta estava já a dois segundos e meio do líder.

A vantagem do alemão para o finlandês cresceria para os cinco segundos, aquando da troca de pneus – tendo os dois da frente trocado de ultramacios para hipermacios – o que lhe permitiu gerir a corrida na segunda parte desta.

Bottas ainda tentou no último terço aproximar-se de Vettel, mas este estava a gerir o seu adversário, que acabou por ter uma ligeira incursão por fora de pista na Curva 1, quando tentava dobrar Carlos Sainz.

A partir de então, e também com problemas de consumo, o piloto da Mercedes teve que contrariar a recuperação de Max Verstappen.

O jovem da Red Bull arrancou da terceira posição com pneus hipermacios, o que o obrigou a passar pelas boxes logo na décima sétima volta – ao passo que Vettel parou na trigésima sétima, Bottas na trigésima sexta e Kimi Raikkonen na trigésima segunda – mas apesar de ter supermacios bastante mais usados que os do finlandês da formação de Brackley, conseguiu recuperar até ao escape do piloto da Mercedes, cruzando a linha de meta no terceiro posto a menos de um segundo deste, ao passo que Vettel conquistava a sua terceira vitória da temporada com mais de sete segundos de vantagem para o segundo classificado.

Daniel Ricciardo, depois de ter ultrapassado Raikkonen no arranque, conseguiu suplantar Lewis Hamilton durante as paragens nas boxes – o australiano parou na décima oitava volta e o inglês na décima sétima.

No final da corrida o Campeão Mundial em título pressionou de todas as formas o homem da Red Bull, mas este mostrou-se imperturbável, mantendo o quarto posto, o que impediu Lewis Hamilton de defender a sua liderança no Campeonato de Pilotos, que perdeu para Vettel por um ponto.

Kimi Raikkonen protagonizou uma prova abaixo do expectável e, muito embora tivesse pneus bastante mais frescos que Hamilton, nunca se conseguiu aproximar do inglês, terminando no sexto lugar a mais de vinte e sete segundos do seu colega de equipa.

Os homens da Renault venceram a prova do segundo pelotão, tendo Nico Hulkenberg assegurado o sétimo posto seguido de Carlos Sainz.

O espanhol protagonizou logo no início da corrida um toque com Sérgio Pérez, que atirou o mexicano para fora de contenção na luta pelos pontos.

Esteban Ocon acabou por conseguir defender as cores da Force India, vendo a bandeirada de xadrez no nono posto, ao passo que Charles Leclerc terminou em décimo, conquistando o seu terceiro resultado nos pontos na sua temporada de estreia na Fórmula 1.

Para além dos abandonos de Hartley e Stroll, devido ao toque que assinaram, o restante piloto que não completou a prova foi Fernando Alonso, que desistiu com problemas no escape do seu McLaren Renault.

POS PILOTO CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 Sebastian Vettel Ferrari 68 voltas em 1h28m31.377s
2 Valtteri Bottas Mercedes 7.376s
3 Max Verstappen Red Bull/Renault 8.360s
4 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 20.892s
5 Lewis Hamilton Mercedes 21.559s
6 Kimi Raikkonen Ferrari 27.184s
7 Nico Hulkenberg Renault 1 volta
8 Carlos Sainz Renault 1 volta
9 Esteban Ocon Force India/Mercedes 1 volta
10 Charles Leclerc Sauber/Ferrari 1 volta
11 Pierre Gasly Toro Rosso/Honda 1 volta
12 Romain Grosjean Haas/Ferrari 1 volta
13 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 1 volta
14 Sergio Perez Force India/Mercedes 1 volta
15 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 2 voltas
16 Stoffel Vandoorne McLaren/Renault 2 voltas
17 Sergey Sirotkin Williams/Mercedes 2 voltas
- Fernando Alonso McLaren/Renault Abandonou/escape
- Lance Stroll Williams/Mercedes Colisão
- Brendon Hartley Toro Rosso/Honda Colisão

CAMPEONATO DE PILOTOS
POS PILOTO PONTOS
1 Sebastian Vettel 121
2 Lewis Hamilton 120
3 Valtteri Bottas 86
4 Daniel Ricciardo 84
5 Kimi Raikkonen 68
6 Max Verstappen 50
7 Fernando Alonso 32
8 Nico Hulkenberg 32
9 Carlos Sainz 24
10 Kevin Magnussen 19
11 Pierre Gasly 18
12 Sergio Perez 17
13 Esteban Ocon 11
14 Charles Leclerc 10
15 Stoffel Vandoorne 8
16 Lance Stroll 4
17 Marcus Ericsson 2
18 Brendon Hartley 1
19 Romain Grosjean 0
20 Sergey Sirotkin 0

CAMPEONATO DE CONSTRUTORES
POS CONSTRUTOR PONTOS
1 Mercedes 206
2 Ferrari 189
3 Red Bull/Renault 134
4 Renault 56
5 McLaren/Renault 40
6 Force India/Mercedes 28
7 Toro Rosso/Honda 19
8 Haas/Ferrari 19
9 Sauber/Ferrari 12
10 Williams/Mercedes 4
Links Relacionados